quarta-feira, 11 de março de 2009

PRÊAMBULO

Nos últimos 20 anos inúmeros progressos e avanços significativos no tratamento de problemas de dependência química têm vindo a ser feitos, e que refletem a multidisciplinaridade dos problemas que se apresentam aos profissionais de tratamento. É hoje um dado adquirido o fato de raramente se observar num doente dependente químico um consumo de uma só substância, sendo o comportamento “normal” o recurso a várias substâncias, utilizando muitas vezes as mesmas ou parecidas para atingir estados psíquicos diferentes, por vezes estados psíquicos complementares. A contínua presença do álcool em todos os dependentes químicos vem complicar o tratamento. Sendo uma substância legal e barata, acaba por ser, para muitos, uma porta complicada de fechar e uma barreira para uma recuperação substancial. É desta maneira importante que dentro da nossa metodologia não se entenda que exista alguma “cura” da dependência química, mas antes “recuperação” da mesma, visto estar comprovado que a predisposição não desaparece com o tratamento, mas ficando desta maneira “estacionária”, necessitando de ser sujeita a um controle interno (do próprio) e externo (em tratamento) atento, rigoroso e contínuo ao longo de vários anos. A dependência química pode ser considerada crônica, progressiva e potencialmente fatal, se não interrompido o processo ativo de ingestão de substâncias. É nossa experiência a doença não parar por ela mesma, sendo necessário um apoio específico, profissional e com uma estrutura competente de fazê-lo.Tradicionalmente tem-se recorrido ao internamento para se tratar de doentes dependentes químicos, no entanto uma das técnicas que se tem revelado mais útil e ao alcance de cada um para se atingir um nível satisfatório de recuperação e de se conseguir sair de um processo auto-destrutivo e destrutivo dos outros, tem sido a psicoterapia de grupo, psicoterapia individual e a terapia familiar complementar com uma freqüência que pode ser até diária e sempre acompanhado por um técnico qualificado e sempre à disposição do doente e da família. Este tratamento em regime ambulatório tem inúmeras vantagens, sendo a principal o fato de o doente ser no9sso objetivo primordial. Visto muitos adictos terem uma vida profissional muito ativa e terem recursos cognitivos bastante intactos, importante apoiá-los enquanto ainda sentem que conseguem controlar as suas vidas, as suas famílias, os seus locais de trabalho.

4 comentários:

BLOG DO ZAVA disse...

Meu caro Nasser Salmen. Desejo do fundo do meu coração que você continue obtendo êxito nesse seu trabalho maravilhoso. Previnir sempre foi melhor que remediar. Boa sorte.

Luiz Antonio Zavataro

Néder disse...

você nos surpreende a cada dia.Parabéns pelo seu trabalho e continue alimentando a alma das pessoas q mais necessitam. vc nos enche de orgulho.beijos

Anônimo disse...

Maravilhoso BLOG, continue com esse trabalho.

Anônimo disse...

Nasser, terapeuta e amigo, só tenho a te agradecer. Continue nessa guerra contra o que está sempre contra todos nós. Beijos meu irmão. (Sandra Estrella)