quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Bebidas energéticas com cafeína podem favorecer o alcoolismo

Consumidores frequentes dessas bebidas correm mais riscos de sofrer desmaios e os efeitos negativos do álcool

O consumo regular de bebidas energéticas, com altos índices de cafeína, favorece o alcoolismo, revela um estudo publicado nesta terça-feira. A pesquisa, feita com cerca de mil estudantes de universidades americanas, concluiu que consumidores frequentes de energéticos cafeinados bebem álcool mais regularmente e em maior quantidade que os demais, aumentando seu risco de alcoolismo.

Os consumidores frequentes de bebidas energéticas correm ainda mais risco de sofrer problemas relacionados ao álcool, como desmaios e dores de cabeça, e são mais suscetíveis a se machucar, revela o estudo, liderado por Amelia Arria, pesquisadora da Universidade de Maryland.

O trabalho faz parte de uma pesquisa mais ampla sobre o alcoolismo, que será divulgada no próximo ano. O relatório é divulgado em meio a um intenso debate nos Estados Unidos sobre os riscos de bebidas que combinam álcool e cafeína e são especialmente direcionadas aos jovens.

Michigan, Nova York, Oklahoma, Utah e Washington preparam medidas que proíbem bebidas que combinam cafeína ao álcool, do mesmo modo que muitas universidades americanas.
Autor:
OBID Fonte: AFP