sexta-feira, 28 de junho de 2013

Mais da metade dos estudantes de 13 e 15 anos já ingeriu bebida alcoólica

Bom Dia Brasil A pesquisa, realizada pelo IBGE, revelou também que 7% desses jovens já experimentaram drogas, e que as meninas consomem mais álcool. Uma pesquisa nacional feita com estudantes de 13 a 15 anos revela dados preocupantes. Mesmo nessa idade, mais da metade dessas quase crianças já experimentou bebidas alcóolicas. E muitos já ficaram bêbados. “Hoje em dia é muito fácil, a maioria das festas são open bar, aí você consegue bebida fácil, e quando não é, muitas vezes as pessoas já chegam na festa bêbadas, ou levam bebida”, declara a estudante Juliana Fogel. Toda vez que sai à noite com os amigos, Juliana, de 15 anos, deixa a mãe preocupada. “As adolescentes estão bebendo muito, estão ido para as festas, e está tudo liberado. Eu tenho três filhos, então eu tenho realmente uma atenção dobrada, porque eles vão estar nestas festas, vão estar nesses ambientes, então é um desafio”, diz Cristiana Fogel, autônoma. Bruno também tem 15 anos e já viu muitos colegas testarem os próprios limites com a bebida. “É comum, tem gente que já chega assim na festa, maluco. Já chega quase caindo na festa”, diz o estudante Bruno, Segundo o IBGE, mais da metade dos estudantes brasileiros com idade entre 13 e 15 anos já ingeriu pelo menos uma dose de bebida alcoólica. De acordo com o instituto, isso equivale a uma lata de cerveja ou uma taça de vinho, por exemplo. Vinte por cento desses jovens já ficaram bêbados alguma vez. A pesquisa revela que há mais meninas consumido álcool do que meninos. Mais de 30% dos estudantes tiveram o primeiro contato com a bebida com 13 anos de idade ou menos. Mais de 7% já experimentaram drogas ilícitas. Para uma psicóloga, os pais precisam acompanhar com mais atenção a vida dos filhos. “Se eu percebo uma conduta abusiva, eu tenho que oferecer alguma conseqüência. Ele não tem que ir à próxima festa para aprender que ele tem que ter um autocontrole e um freio interno”, orienta a psicóloga Elizabeth Carneiro.