terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Jovens fumantes consideram atores que fumam mais atraentes

Estadao.com.br


Pesquisadores acreditam que conseguiram ligar reações de adolescentes à questão da presença do cigarro

Os adolescentes que experimentaram tabaco consideram mais atraentes os personagens de cinema que fumam, em comparação com os não fumantes, segundo um estudo publicado no último número da revista norte-americana Archives of Pediatrics & Adolescent Medicine.
Uma equipe do Instituto de Terapia e Pesquisa de Saúde da Alemanha chegou a essa conclusão depois de estudar as reações dos adolescentes ao observar a protagonista fumante de um trailer.
Os pesquisadores descobriram que as percepções eram diferentes em função da experiência dos alunos com o tabaco.
O experimento consistiu em dividir 1.051 alunos entre 10 e 18 anos (dos quais 59% não tinham experimentado cigarros) em dois grupos.
Um dos grupos viu um trailer de 24 segundos em que a protagonista, uma famosa atriz alemã, não fumava e outro viu o mesmo trailer, com a diferença que a nesse a atriz fumava durante três segundos, sozinha e com uma atitude relaxada.
Depois de ver os vídeos, os adolescentes qualificaram em uma escala de adjetivos opostos, tais como não-sexy/sexy, bonita/feia, a personagem da atriz.
Os adolescentes que viram o primeiro trailer tiveram percepções similares da protagonista.
No entanto, no caso do vídeo em que ela fumava, aqueles que já fumaram a consideraram "significativamente" mais atraente que os não fumantes.
"Mesmo quando o fato da personagem fumar em um curto trailer é bastante irrelevante isso pode aumentar seu atrativo para os adolescentes que experimentaram os primeiros cigarros", disse Reiner Hanewinkel, responsável pela pesquisa.
O cientista assegura que o tabaco envia uma "forte e tentadora mensagem" ao espectador adolescente.