sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Misturar álcool com refrigerante diet pode facilitar embriaguez

Experimentos mostraram efeito em voluntários que tomaram drinks de vodca.
Com mistura, álcool entrou no sangue mais rápido e em concentração maior.

Anahad O'Connor
Do 'New York Times'

Adoçantes artificiais podem acelerar a embriaguez (Foto: Leif Parsons/NYT)
Cuidado com ingredientes de bebidas alcoólicas baseados em refrigerantes diet.

OS FATOS
Geralmente apenas o componente alcoólico de um drink é responsável pelos efeitos de embriaguez. Mas algumas pessoas afirmam que adoçantes artificiais dos refrigerantes diet aceleram a absorção do álcool.

A ALEGAÇÃO
Apesar de a descoberta parecer improvável, os pesquisadores acreditam que seja verdade. Em um estudo conduzido em 2006, uma equipe de cientistas recrutou voluntários saudáveis e pediu que consumissem drinks feitos com vodca. Em algumas ocasiões, serviram um drink de 500 ml contendo um refrigerante normal, e em outras ocasiões serviram um drink idêntico, mas usando um refrigerante diet.

Quando o drink foi consumido com a bebida diet, o álcool entrou na corrente sanguínea dos voluntários 15 minutos mais rapidamente, e a concentração de álcool era maior, chegando a 0,05%, em comparação ao índice de 0,03% medido após a ingestão do refrigerante normal.

Uma teoria é que o álcool é absorvido mais rapidamente por que não há açúcar para desacelerar a ação do álcool, o que pode significar que uma club soda teria um efeito similar. Um segundo estudo feito em 2007 também mostrou que o álcool foi absorvido muito mais rapidamente quando misturado a bebidas carbonadas por causa da efervescência. Como resultado, os especialistas dizem que é melhor optar por um suco em vez de refrigerante diet ao preparar o seu drink.

A CONCLUSÃO
Em comparação às bebidas alcoólicas adoçadas com açúcar, os adoçantes artificiais podem acelerar a embriaguez.